Notícias

Aftas: o que são e como prevenir

  • Visão | Bolsa de Especialistas

  • |
  • 2018-12-11

São diversos os tipos de feridas que surgem na boca, desde irritações, a lesões e inchaços, que podem ser dolorosas e inclusive interferir com a mastigação e a fala. Por sua vez, as aftas são pequenas lesões que surgem na boca, podendo surgir sozinhas ou agrupadas, e que podem ser achatadas, redondas ou ovaladas e de diversas cores, desde o branco, ao vermelho ou amarelado. Provocam dor, desconforto e dificuldades em comer, beber e até falar. Estas pequenas lesões são benignas e inofensivas e, apesar de provocarem dor, essencialmente revelam que o nosso sistema imunitário está em baixo. Podem ser causadas por diferentes fatores, entre eles a alimentação e o stress.

Origem
Nem sempre é possível saber a sua origem, embora sejam apontadas como algumas das causas mais prováveis: o stress, alterações hormonais durante o ciclo menstrual, dieta, alteração no pH oral e fatores genéticos, imunológicos ou microbiológicos.

Tratamento
As aftas curam-se espontaneamente entre uma a duas semanas, mesmo sem tratamento. No entanto, podem ser usados alguns produtos ou fármacos que ajudem a aliviar os sintomas e a prevenir possíveis infeções.

Prevenção
Acredita-se que haja um elo de ligação entre as aftas e a deficiência de vitaminas, pelo que, comer bem e tomar um multivitamínico é o principal conselho se tiver predisposição a ter aftas. Os probióticos também são considerados úteis.

As aftas não são contagiosas, pois não têm na sua origem agentes como vírus, bactérias ou fungos. E não devem ser confundidas com herpes, que, estes sim, são contagiosos.

Fonte http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2018-11-24-Aftas-Qual-a-origem-como-prevenir-e-como-tratar em 11/12/2018

 

 

Tags

Últimas Notícias

  • 2019-05-10

    Responsabilidade social e as farmácias

  • 2019-04-29

    Combate ao VIH, tuberculose e malária

  • 2019-04-22

    Estratégia de Alimentação Saudável